A aplicação M2U|Logistics  foi desenvolvida para agilizar o registo dos processos de movimentação de mercadorias na sua empresa. A recepção de encomendas de fornecedor, separação de encomendas para clientes, tratamento das devoluções de clientes ou a fornecedores, transferências de armazém ou contagens de inventário, podem ser realizadas directamente no armazém agora de forma mais rápida, fácil e controlada. A solução foi pensada para complementar o sistema de gestão existente.
A arquitectura flexível da solução permite a rápida configuração de diferentes tipos de documentos e tarefas e das definições associadas a cada um deles, nomeadamente se devem ser baseados num documento do ERP (“guiados”) ou ser criados livremente.
As tarefas a realizar no armazém podem ter como base documentos no ERP provenientes de outras aplicações, como encomendas recolhidas ao longo do dia com a solução M2U|Sales que poderão ser separadas e expedidas no próprio dia.

Exemplo de documentos:
Receção de fornecedor (com e sem encomenda)
Separação de encomenda de cliente
Separação de lista de documentos (“Picking List”)
Devolução de cliente e a fornecedor
Transferência entre armazéns
Arrumação e transferência entre localizações
Inventário guiado e cego (com e sem elenco de artigos pré-definido)
Abastecimento à produção mediante ordem de fabrico
Entrada em armazém de produto acabado e intermédio, com eventual identificação da ordem de fabrico
Outros tipos de documento

Operação


Leitura ótica 1D/2D
A leitura ótica integrada baseia-se na utilização dos sdk dos equipamentos, para que a aplicação tenha a capacidade de perceber o que está a ler em cada momento, por exemplo na leitura parcial de um código SG1-128, o sistema avisa o utilizador de que falta ler outras partes da etiqueta. A aplicação suporta diversos tipos de código de barras, nomeadamente códigos Data matrix e QR Code.


Impressão de etiquetas
A impressão de etiquetas para impressoras Zebra é uma das funcionalidades da aplicação, utilizando o formato configurado para cada cenário. Os formatos disponíveis são automaticamente identificados em função de diferentes parâmetros tais como tipo de documento, tipo de artigo e terceiro (cliente/fornecedor).


Consultas online

As consultas online permitem ao utilizador lendo um código de barras obter informação atualizada configurável sobre o mesmo. Um código de barras EAN13 devolverá dados do produto (stocks, preços, campos personalizados ou outros), a leitura de uma etiqueta de caixa exibirá o conteúdo da mesma e a que operação está associada, um número de série pode mostrar informação do artigo respetivo.

A aplicação permite que as consultas online sejam feitas em qualquer contexto, seja sem ter uma tarefa iniciada, seja com uma tarefa em curso.

Rastreabilidade


Tratamento de lotes

O controlo de lotes em diferentes partes dos processos de empresas produtoras e comerciais é um requisito que pretende habilitar a rastreabilidade de produtos alimentares ao longo da cadeia logística.

A aplicação controla o preenchimento do lote quando requerido, bem como opcionalmente data de produção e validade. Essa informação permite que sejam controladas validades absolutas e relativas de acordo na separação de mercadorias para enviar a clientes.

A identificação por código de barras GS1-128 em 1D/2D recupera sem margem de erro todos os elementos necessários ao correto rastreio das mercadorias.

Gestão de números de série

O tratamento de números de série permite um fino acompanhamento do ciclo de vida de um produto, no entanto requer um grande rigor para poder garantir a sua rastreabilidade.

A forma preferencial de identificação de números de série é por identificação ótica. A implementação da sua identificação na aplicação ajuda a identificar o código correto, mesmo quando numa etiqueta constam diversos códigos de barras.

A aplicação permite ainda que do lado do ERP sejam definidos os números de série a, por ex., separar para devolver ao fornecedor ou aceitar de um cliente no âmbito de um RMA.

Organização


Identificação de embalagens

A identificação de embalagens desdobra-se na capacidade de, identificando uma etiqueta de uma caixa, palete ou contentor, recuperar o respectivo conteúdo e por outro lado poder criar etiquetas identificativas para os volumes onde é colocada a mercadoria separada.

Com a aplicação M2U|Logistics, a leitura de uma etiqueta com SSCC permite através da leitura de um único código de barras, recuperar o manifesto da unidade logística respectiva e por ex. registar a entrada/saída da mercadoria de uma palete sem ter que a desmontar.

A criação de etiquetas identificativas para embalagens, a partir da aplicação, permite que no momento da separação da mercadoria nas embalagens sejam impressas etiquetas com a identificação do cliente, referência do pedido do cliente, contador de volumes separados, …, que serão afixadas nas embalagens, facilitando o seu manuseamento até à expedição. A aplicação poderá bloquear a tentativa de colocar numa embalagem mercadoria destinada a clientes diferentes.

Controlo de localizações

A organização do armazém por localizações identificadas ajuda a arrumação da mercadoria nos locais adequados e permite na recolha saber onde se encontra a mercadoria, nas quantidades requeridas.

Ao arrumar produtos recebidos de um fornecedor ou da produção, a aplicação M2U|Logistics apresenta a lista de locais onde a mesma pode ser arrumada, restringindo por ex. produtos frescos a determinadas localizações ou produtos pesados a níveis inferiores.

Nas tarefas de recolha de mercadorias ou matérias primas a aplicação permite ao utilizador saber exactamente de onde tem de recolher os produtos, ou quando o produto estiver repartido por mais de uma localização, consultar os stocks por localização.

A identificação da localização de recolha ou arrumação é transmitida ao ERP para que este tenha essa informação em conta na actualização dos stocks.

Personalização


Adaptável aos seus processos
Uma característica diferenciadora da solução M2U|Logistics é o facto de a solução ser muito flexível, podendo adaptar-se aos processos de negócio de cada cliente, mantendo-se no entanto como um produto standard com reduzidos custos de manutenção e sem comprometer a sua evolução.


Integração com o seu ERPs
A arquitectura da solução M2U|Logistics foi desenhada de modo a poderem ser desenvolvidos conectores específicos para cada sistema. A Moving2U trabalha de perto com os principais produtores de software de gestão, assegurando desta forma, compatibilidade com novas versões e linhas de produtos*, bem como garantindo a integridade do processo de integração e o cumprimento das regras definidas.
A lista de ERP’s suportados irá sendo progressivamente alargada aos sistemas de gestão existentes no mercado:
PHC (Corporate, Advanced e Enterprise)
Primavera BSS V9
GEXOR
SAP Business One®

Implementação

Infraestrutura de comunicações
O modelo de comunicações híbrido offline /online assegura o correcto funcionamento, independentemente da cobertura wireless no local. Em casos extremos, o sistema pode funcionar sobre uma rede móvel, apenas nos momentos em que necessita de enviar/receber dados de/para o servidor central.
Equipamentos compatíveis
– Terminais/PDA empresariais Windows Mobile 6.x / Windows Embedded Handheld 6.5
– Impressoras de etiquetas Zebra
O  desenvolvimento contínuo do produto garante aos nossos clientes* o acesso às novas funcionalidades que vão sendo adicionadas, bem como o suporte a novos tipos de equipamentos e versões de sistemas operativos. Durante o ano de 2017 será adicionado suporte a Android e Windows 10.
* a disponibilização de versões atualizadas está condicionada aos clientes com contrato de manutenção válido.