A importância de ferramentas como a solução M2U|Logistics na rastreabilidade de lotes de produtos alimentares

A notícia da recolha preventiva por uma cadeia de retalho de um lote de um produto declarado suspeito pelo seu fabricante deve servir como alerta que os mecanismos de segurança previstos na legislação e normas só são efectivos quando postos em prática da forma correcta.
A identificação de lotes em produtos alimentares visa aumentar a segurança no consumo e utilização desses produtos. Quando utilizados da forma correcta permitem manter a rastreabilidade de cada lote ao longo da cadeia logística, desde a sua produção até à sua venda ou incorporação noutro produto, que terá o seu próprio lote.
Muitos operadores que lidam com este tipo de produtos, sejam distribuidores ou transformadores, optam por tratar os lotes de forma ligeira, seja criando “lotes únicos”, seja atribuindo novos números de lote de forma indiscriminada aos produtos que adquirem, comprometendo totalmente a possibilidade de rastrear um lote declarado suspeito pelo seu fabricante ou por uma autoridade de segurança alimentar.
A razão para tal comportamento leviano prende-se em muitos casos com a dificuldade em registar de forma fiável os lotes movimentados em todas as operações de stock na empresa, desde a recepção de fornecedor às movimentações internas, abastecimentos à produção, e venda.
A solução M2U|Logistics da Moving2U assiste as empresas que necessitem de tratar lotes a registar de forma rápida e fiável os lotes movimentados mantendo a rastreabilidade dos mesmos, permitindo complementarmente a verificação de regras de validade mínima dos produtos recebidos e vendidos. Com os processos devidamente controlados, poderá a cada momento saber quais os lotes em armazém, e com o tratamento de localizações, saberá ainda a distribuição de um lote pelos armazéns.
Para além da capacidade de identificação de códigos de barras segundo a especificação GS1-128, que contempla a identificação do lote, data de produção e validade, entre outros elementos, esta solução está igualmente habilitada a tratar números de série, e ainda, produtos como medicamentos e da indústria farmacêutica que requeiram a identificação simultânea de lotes e números de série.